Mais saudável que o refinado, o açúcar de coco é extraído das flores da palma da fruta e produzido de forma mais natural. O néctar da flor é aquecido até se transformar em um caramelo espesso. Este é triturado em pequenos cristais, resultando em açúcar de aspecto mais grosso e amarronzado.
Esse método para produzir o açúcar de coco é um de seus diferenciais. Por não passar pelos processos de industrialização e refinamento, ele mantém as vitaminas e minerais originais provindos da palma de coco, o que o torna muito mais nutritivo. Além de conter grandes quantidades de ferro, magnésio, zinco e potássio, ele é uma fonte natural das vitaminas B1, B2, B3 e B6.
Outro diferencial deste açúcar é o seu baixo índice glicêmico. O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea. Um alimento com baixo índice libera energia dentro do organismo de forma muito mais lenta, evitando picos de glicose no sangue. O açúcar de coco tem um índice glicêmico de 35, enquanto o refinado é de 68.
ALTERNATIVA PARA DIABÉTICOS
Devido a esse baixo índice glicêmico, este açúcar pode ser uma boa alternativa para pessoas com diabetes tipo 2. É preciso ressaltar, no entanto, que o seu consumo deve ser feito com cautela. O ideal é incorporá-lo na dieta com o auxílio de um nutricionista ou endocrinologista.
AÇÚCAR DIETÉTICO?
Apesar de seus benefícios, o açúcar de coco não é menos calórico que o açúcar refinado. A diferença entre eles é que está no valor nutricional. Enquanto o refinado tem alto teor calórico sem nenhum valor nutricional - a chamada caloria vazia - o açúcar de coco possui um alto valor calórico e nutritivo. Por isso, a substituição do açúcar refinado pelo de coco é recomendada, mas deve ser feita na mesma proporção.
*Os resultados e indicações referentes ao uso desses produtos foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico e por estudos que comprovam a ação dos mesmos. Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme orientação.