(17) 99769-5041 (17) 3281-5055
Chia reduz risco de diabetes e obesidade | Informativos | Pharmacia Alquimia

Chia reduz risco de diabetes e obesidade

A semente e o óleo de chia são conhecidos com fonte de nutrientes para dietas. Mas um estudo recente realizado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a chia também é um poderoso antioxidante, capaz de diminuir os riscos de diabetes, obesidade, doenças do coração e envelhecimento precoce.
Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. Para chegar a essa conclusão, a pesquisadora Rafaela da Silva Marineli Campos usou animais e os dividiu em grupos controle: magro, obeso, animais alimentados com dieta adicionada de semente de chia em período de seis e 12 semanas, e animais alimentados com dieta adicionada de óleo de chia nos mesmos períodos.
Com o objetivo de analisar se apenas o consumo de chia ajudaria a emagrecer, as dietas continuaram tendo fontes de gorduras e açúcares. A equipe da Universidade analisou o ganho de peso e as taxas lipídicas dos animais, de acordo com a dieta. Foi constatado uma redução da peroxidação lipídica - acumulação de lipídios em alguns órgãos - e aumento da capacidade do sistema de defesa antioxidantes, que evita o envelhecimento.
Quanto à obesidade, esta causa uma inflamação no organismo e, por isso, é considerada uma doença crônica. Entre os animais que comeram a chia, a inflamação decorrente da obesidade foi reduzida e os marcadores anti-inflamatórios foram aumentados. Já era sabido que alguns alimentos têm o poder de diminuir essa inflamação e os pesquisadores descobriram que a chia é um deles.
O consumo da chia mostrou também resultados positivos referentes à resistência à insulina, tolerância à glicose e aos níveis de colesterol, problemas relacionados ao diabetes, que também podem ser causados pela obesidade. Em relação a problemas cardíacos, as análises apontaram aumento na concentração de ácidos graxos ômega-3 no sangue dos animais, sobretudo aqueles relacionados à redução do risco de doenças cardiovasculares.

Fonte: Uol Ciência e Saúde

 

*Os resultados e indicações referentes ao uso desses produtos foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico e por estudos que comprovam a ação dos mesmos. Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme orientação.

Redes Sociais

Facebook
Twitter
#
Instagram

Contatos

(17) 3281-5055

(17) 99769-5041

Onde Estamos

Rua Dr. Antônio Olímpio, 557, Centro - CEP: 15400-000 - Olímpia-SP

Ver no Mapa

WhatsApp